O que é a Psicanálise?
- Ug Cobra
- 2 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2021
A Psicanálise é um campo clínico de investigação dos elementos psíquicos humanos criado pelo Médico Neurologista Sigmund Freud em 1900. Segundo Freud, Psicanálise é:
"o nome de
(1) um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo,
(2) um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos e
(3) uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula numa nova disciplina científica." ¹
A disciplina de Freud se diferencia das demais por seu objeto de estudo e elemento central de toda Psicanálise: o Inconsciente. Para ele, o sujeito não é o senhor de si, a consciência é nada mais que um resto, um agrupamento de identificações que não está no controle, sendo assim somos passíveis a manifestação de um outro constituinte que se expressa através de sintomas, sonhos e chistes.
Sendo assim, muitos dos problemas que a época frequentavam o consultório dos médicos não poderiam ser resolvidos apenas através de medicamentos e intervenções cirúrgicas. O grande diferencial de Freud foi entender que certas doenças existiam no domínio da palavra. Desta forma ao longo dos anos em que a Psicanálise começou a ser formulada no final de 1890, Freud se colocou a escutar seus pacientes e a estudar a dinâmica psíquica por trás dos discursos.
A sessão Psicanalítica se caracteriza pela escuta do analista ao discursos de seu paciente. O divã, marca famosa da Psicanálise, é o dispositivo que permite que o paciente olhe para si mesmo, uma vez que o analista se põe atrás dele para apenas escutá-lo.
Desde então a Psicanálise está presente no mundo e pode ser considerada a grande pioneira no campo da terapia. De lá pra cá muitas outras formas de terapia foram criadas, muito influenciadas pela disciplina Freudiana como a Psicologia Analítica de Jung, a Gestalt-terapia, o Psicodrama, dentre outras.
Referências Bibliográficas
¹ Freud, Sigmund. Dois verbetes de enciclopédia (1923 [1922]) in: Freud Sigmund. Psicologia de Grupo e a Análise do Ego. in Obras completas de Sigmund Freud (23 v.), V.18. RJ, Imago, 1996



Comentários